O futebol é uma das paixões do brasileiro, e além de ser um esporte, ele carrega consigo uma rivalidade acirrada entre os times, que podem ser de uma mesma cidade, estado ou até mesmo de diferentes regiões do país. Um desses clássicos que sempre desperta a atenção do público é o duelo entre Palmeiras e Corinthians.

A rivalidade entre esses dois times teve início na década de 1910, quando o Palmeiras ainda era conhecido como Palestra Itália, e o Corinthians, já existia desde 1910. No entanto, foi em 6 de maio de 1917 que teve início o primeiro duelo, em que o Corinthians saiu vitorioso por 3 a 0.

A partir daí, a rivalidade entre os dois times foi crescendo, e os jogos entre eles se tornaram verdadeiras batalhas dentro de campo. A rivalidade também foi intensificada pela questão histórica das diferenças sociais entre as torcidas, já que o Palmeiras era considerado o time da elite, enquanto o Corinthians representava as camadas populares.

No decorrer da história, os dois times mostraram habilidades no futebol, conseguindo êxitos em vários campeonatos, inclusive internacionais. No entanto, o duelo entre eles continua sendo um dos mais esperados pelos torcedores.

A rivalidade entre Palmeiras e Corinthians é tão forte que dentro de campo, inúmeros jogos ficaram marcados pela tensão entre as duas equipes. No entanto, alguns jogos foram históricos e merecem ser lembrados.

Um desses jogos foi o confronto realizado em 1999, na final do Campeonato Paulista. O Palmeiras começou ganhando por 3 a 0, mas o Corinthians conseguiu empatar no segundo tempo, garantindo a disputa por pênaltis. O resultado foi a vitória do Palmeiras, consagrando-se campeão após uma disputa emocionante.

Outro duelo que ficou marcado foi em 2018, na final do Campeonato Paulista, onde o Corinthians ficou com o título. O jogo foi bastante tenso e cheio de polêmicas, o que só aumentou a rivalidade entre os times e suas torcidas.

Outra curiosidade sobre essa rivalidade é a famosa frase que circula nos bastidores do futebol: O Palmeiras tem Mundial e o Corinthians não tem, mas o Corinthians tem Libertadores e o Palmeiras não tem. E essa brincadeira só alimenta ainda mais a rivalidade entre as torcidas.

Em resumo, a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians é intensa e histórica, transcendendo o futebol. Essa rivalidade sempre despertou o interesse não só dos torcedores de futebol, mas também da imprensa, artistas e até mesmo da sociedade em geral. Porém, o mais importante é que esse duelo sempre nos faz lembrar da paixão pelo esporte, que move multidões e constrói uma cultura esportiva muito especial no Brasil.